29 de outubro de 2014

Fraturas, Luxações e Entorses

Fraturas

               Uma fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo. A sua gravidade pode variar bastante; algumas fraturas resolvem-se espontaneamente sem chegarem a ser diagnosticadas, enquanto outras acarretam risco de morte e são emergências médicas.
               As queixas habituais são dores, incapacidade de mexer o membro e deformidade, embora o tipo e localização da fratura possa mudar. É uma situação frequente, havendo uma incidência aumentada em alguns grupos de risco tal como em mulheres após a menopausa, devido à diminuição da densidade do osso por osteoporose.

Procedimentos:

  • Primeiramente faça uma analise na região (Normalmente a pessoa que sofreu uma fratura sentirá muita dor no local, ao apalpá-lo ou movimentá-lo).


  • Imobilize o membro fraturado segurando a área com firmeza ou com a ajuda de um papelão, dobrando-o em três (como se fosse uma calha). É possível ainda usar um pedaço de madeira, uma atadura e um lençol (sem apertar muito).


  • Em caso de fratura exposta imobilize o membro como está e não tente colocar o osso no lugar. Cubra o local com um pano esterilizado ou bem limpo, para evitar o contato com o ambiente.


  • Se o socorro demorar, lave o local com água corrente abundante ou com soro fisiológico e seque com o pano limpo, não coloque nenhuma outra substância.


  • Se houver um sangramento muito intenso, faça a compressão firme do local, segurando o membro na posição oposta ao fluxo do sangue. Exemplo: se a fratura for no pulso, faça a compressão no antebraço.

Luxações

               É o deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos que compõem uma articulação. Isso quer dizer que um osso se separa do outro e desaparecem os pontos de contato entre eles, o que pode provocar lesões nas estruturas próximas (ligamentos, vasos sanguíneos, etc.).
                Luxação é diferente da fratura e da fissura, porque o osso sai do lugar, mas não se quebra nem racha. Ao contrário, permanece inteiro. No entanto, o fato de haver uma luxação, não exclui a possibilidade de também existir uma fratura naquele osso. 
                Havendo suspeita de que ocorreu uma luxação, o procedimento é idêntico ao dos casos de fratura.

Entorses

              Entorses ou torções é uma lesão traumática de uma articulação, com alongamento, ou rotura dos ligamentos e demais estruturas que sustentam a articulação, sem deslocamento das superfícies ósseas articulares. As entorses se originam de movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou de um simples tropeçar o qual ela não está preparado.

Procedimentos:

  • Manter articulação lesionada em repouso, se possível suspensa.


  • Aplicação de gelo ou compressas frias no local. 


  • Em seguida, o médico providenciará para que a articulação afetada seja mantida em repouso.

Por: André Filho, João Lucas Lucena, João Victor Guimarães e Paulo Henrique Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário